quinta-feira, 5 de julho de 2012

HORA DA FAMILIA - 2011

 

O USO DA “HORA DA FAMÍLIA" PARA MOTIVAR A          

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA

Hora da Familia

         Este periódico "Hora da Família" foi elaborado a partir das catequeses do Encontro mundial das Famílias em Milão, nos dias 30 de maio a 03 de junho, na Itália.

         Família, trabalho e festa são um trinômio que começa com a família, que através do trabalho e da festa ocupa o "espaço" social e vive o "tempo" humano. O tema coloca em evidência o casal homem - mulher junto ao seu estilo de vida: o modo de viver os relacionamentos (a família), de habitar o mundo (o trabalho) e de humanizar o tempo (a festa). O objetivo do tema é pensar a família como patrimônio da humanidade sugerindo, assim, que a família é patrimônio de todos, e que ao mesmo tempo contribui universalmente para a humanização da existência no planeta.

       O nosso periódico é um instrumento para que, por meio de reuniões familiares e de grupos, em todos os ambientes, se aprofunde a reflexão sobre o valor único e próprio da família e o grande bem que ela representa para cada pessoa e para a sociedade.

       Com as reflexões a partir do tema do Encontro Mundial da Família: A FAMÍLIA: O TRABALHO E FESTA, esse subsídio foi dividido em três grupos de reflexão, conforme a sequência: a família (A família gera a vida, A família e a superação das dificuldades, A família geradora de uma sociedade justa e fraterna), o trabalho (O trabalho na família, O trabalho, curso para a família, O trabalho, desafio para a família) e a festa (A festa, tempo para a família, A festa, tempo para o Senhor, A festa, tempo para a comunidade) e introduzidas por uma catequese sobre o estilo de vida familiar (O segredo de Nazaré). Os temas desejam Iluminar a união entre a vivência familiar e a vida quotidiana na sociedade e no mundo Pelo trabalho e pela festa.

        Mesmo que cada encontro traga um tema e textos específico focados na temática do Encontro Mundial das Famílias, as famílias e grupos sintam-se livres para ampliar ou mesmo criar outros temas que possibilitem a família celebrar o trabalho e a festa, através de iniciativas próprias, como palestras, encontros, seminários de estudos e fóruns de debates.

       O subsídio "Hora da Família" servirá para introduzir a reflexão e celebração sobre tema da família na dimensão do trabalho e na festa. É recomendável que se formem grupos de famílias vizinhas, de uma comunidade, de uma quadra, rua, escola, grupos de oração, grupos de reflexão, de ambientes de trabalho, de escolas e outros.

      É importante promover reuniões que agrupem todos os membros da família, desde as crianças até aos mais idosos e que todos se sintam valorizados. Que haja momentos de reflexão e celebração e também momentos alegres e festivos. Que não haja excluídos e/ ou desvalorizados.

      São de grande valor as celebrações da Eucaristia, cultos ecumênicos, bênçãos das casas, Também é oportuno dar destaques especiais, como: celebrar as "Bodas de Prata" ou "Bodas de Ouro" de casais que as comemoram ao longo do ano, legitimar casamentos; renovação das compromissos matrimoniais numa das celebrações durante a Semana Nacional da Família; valorizar os idosos na família; promover noites de talentos com os jovens e crianças. Enfim, valorizar todos os laços familiares nas celebrações.

Comissão Nacional da Pastoral Familiar - CNPF