sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Pastoral Familiar – Casa Nova-Ba


A Comissão Diocesana da Pastoral Familiar de Juazeiro, esteve dia 22 de Agosto, na cidade de Casa Nova, onde aconteceu dia de formação. Contando com a presença de vários agentes de Pastoral da cidade de Casa Nova, a formação contou com a presença do Casal Coordenador da Pastoral Familiar Diocesana, Ubinaldo e Edileuza, Casal Coordenador do Setor de Formação, Airton e Perpétua, Casal Coordenador do Pós Matrimonio, Chiquinho e Marlucia, e Setor Casos Especiais, Gessi.

Edileuza, Perpetua e Ubinaldo

GESSI

Chiquinho e Marlucia

Comissão da Pastoral Familiar - Casa Nova

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O leigo na Igreja


No 4° final de semana de agosto, a Igreja Católica celebra a vocação dos fiéis leigos. Incorporados a Cristo pelo batismo, eles participam das funções de Cristo Sacerdote, Profeta e Pastor. Conforme afirmação do "Documento de Puebla", são "homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja" (DP, 786).

Paulo VI lembrava que "o espaço próprio de sua atividade evangelizadora é o vasto e complexo mundo da política, da realidade social e da economia, como também da cultura, das ciências e das artes, da vida internacional, dos Meios de Comunicação Social, e outras realidades abertas à evangelização, como o amor, a família, a educação das crianças e adolescentes, o trabalho profissional e o sofrimento" (EN, 70).

Além desse espaço próprio, a Conferência de Aparecida afirma que "os leigos também são chamados a participar na ação pastoral da Igreja, primeiro com o testemunho de vida e, em segundo lugar, com ações no campo da evangelização, da vida litúrgica e outras formas de apostolado, segundo as necessidades locais sob a guia de seus pastores". Ainda: "aos catequistas, ministros da Palavra e animadores de comunidades que cumprem magnífica tarefa dentro da Igreja, os reconhecemos e animamos a continuarem o compromisso que adquiriram no batismo e na confirmação" (DA, 211).

O Catecismo da Igreja Católica declara que "todos os fiéis são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação". Por isso, "os leigos têm a obrigação e o direito de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra" (CIC, 900).

A Igreja reconhece o grande trabalho desenvolvido pelos fiéis leigos e leigas na obra evangelizadora. Como bispo, estou ciente de que a Igreja ganha beleza e eficiência na medida em que conta com a efetiva participação de leigos em sua obra evangelizadora. Quando bispos, padres, religiosos e leigos atuarmos em igualdade de condições e com igual senso de responsabilidade, o rosto da Igreja Diocesana será muito mais atraente e a mensagem de Jesus Cristo será melhor anunciada e assimilada. Parabéns pelo dia do leigo e da leiga e obrigado pelo testemunho fiel ao Evangelho e que Deus abençoe sua missão, sua vida e seu trabalho!

Dom Canísio Klaus Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul - RS

sábado, 14 de agosto de 2010

Cidadão Juazeirense



A Câmara Municipal de Juazeiro aprovou por unanimidade, o Projeto de Resolução nº 637/2009, de autoria do vereador Alex Tanuri (PSDB), subscrito pelo presidente da Casa, edil Crisótomo Lima, o Zó (PCdoB), que concede o Título de Cidadania Juazeirense ao padre José Felipe Pulpayil.

Padre José Felipe, tem 52 anos, é indiano, natural da cidade de Caligute, estado de Querala, no extremo Sul da Índia. Ele está radicado no Brasil há cerca de 10 anos. Há três anos e meio assumiu a Paróquia do Cosminho, no bairro Alagadiço. Padre Filipe tambem é o Assessor Eclesiastico da Pastoral Familiar da Diocese de Juazeiro.

Padre José Filipe, diz se sentir muito feliz. "Juazeiro já faz parte da minha vida e acredito que este título vem em função dos trabalhos que a nossa paróquia desenvolve, principalmente, pela caminhada da paz que a cada ano tem arrebatado mais adeptos", reconheceu modestamente o líder religioso.

       O religioso é um dos idealizadores da Caminhada da Paz, e aproveitou o momento tambem para lançar a IV Caminhada pela a Paz, que acontecerá dia 20 de Novembro.


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

"PASSEIO SOCRÁTICO" Frei Beto

CONVIDO A TODOS A REFLETIRMOS SOBRE ESTE TEXTO DURANTE ESTA SEMANA. VAMOS DESCOBRIR A RIQUEZA QUE HÁ NO SER E NÃO NO TER!

Ao viajar pelo Oriente, mantive contatos com monges do Tibete, da Mongólia, do Japão e da China. Eram homens serenos, comedidos, recolhidos, e em paz nos seus mantos cor de açafrão...

Em outro dia, eu observava o movimento do Aeroporto de São Paulo: a sala de espera estava cheia de Executivos com telefones celulares, preocupados, ansiosos, geralmente comendo mais do que deviam. Com certeza, já haviam tomado o seu café da manhã em casa; mas, como a companhia aérea oferecia outro café, todos comiam vorazmente.

Aquilo me fez refletir: "Qual dos dois modelos vistos por mim, até aqui, realmente produz felicidade?".

Passados alguns dias, encontrei Daniela, 10 anos, no elevador, às nove da manhã, e perguntei: "Não foi à aula?". E ela me respondeu: "Não. Eu só tenho aula à tarde". Comemorei: "Que bom! Isto significa, então, que, de manhã, você pode brincar, ou dormir até mais tarde!...". "Não;", retrucou-me ela, "tenho tanta coisa a fazer, de manhã...". "Que tanta coisa?", perguntei. "Aulas de inglês; de balé; de pintura; piscina", e começou a elencar seu programa de garota robotizada...

Fiquei pensando: "Que pena! A Daniela não me disse: "Tenho aula de meditação". Vê-se que estamos construindo super-homens e super-mulheres, totalmente equipados, mas, emocionalmente infantilizados. Uma progressista cidade do interior de São Paulo tinha, em 1960, seis livrarias e uma academia de ginástica; hoje, tem sessenta academias de ginástica e três livrarias!

Não tenho nada contra malhar o corpo... Mas, preocupo-me com a desproporção em relação à malhação do espírito. Acho ótimo, vamos todos morrer esbeltos. Alguns perguntaram "Como estava o defunto?". E outros responderão: "Olha..., uma maravilha, não tinha uma celulite!"...

Mas, como fica a questão da subjetividade? Da espiritualidade? Da ociosidade amorosa?

Hoje, a palavra é virtualidade. Tudo é virtual. Trancado em seu quarto, em Brasília, um homem pode ter uma amiga íntima em Tóquio, sem nenhuma preocupação, porém, de conhecer o seu vizinho de prédio ou de quadra! Tudo é virtual. Somos místicos virtuais, religiosos virtuais, cidadãos virtuais. E somos também eticamente virtuais...

A palavra hoje é "entretenimento". Domingo, então, é o dia nacional da imbecilização coletiva. Imbecil, o apresentador; imbecil, quem vai lá e se apresenta no palco; imbecil, quem perde a tarde diante da telinha...

E como a publicidade não consegue vender felicidade, ela nos passa a ilusão de que felicidade é o resultado da soma de prazeres: "Se tomar este refrigerante, calçar este tênis, usar esta camisa, comprar este carro..., você chega lá!".

O problema é que, em geral, "não se chega"! Pois, quem cede a tantas propagandas desenvolve, de tal maneira, o seu desejo, que acaba precisando de um analista, ou de remédios. E quem, ao contrário, resiste, aumenta a sua neurose.

O grande desafio é começar a ver o quanto é bom ser livre de todo esse condicionamento globalizante, neoliberal, consumista. Assim, pode-se viver melhor. Aliás, para uma boa saúde mental três requisitos são indispensáveis: a amizade, a auto-estima, e a ausência de estresse.

Mas, há uma lógica religiosa no consumismo pós-moderno. Na Idade Média, as cidades adquiriam status construindo uma catedral; hoje, no Brasil, constrói-se um Shopping Center. É curioso: a maioria dos Shoppings Centers tem linhas arquitetônicas de catedrais estilizadas; neles, não se pode ir de qualquer maneira, é preciso vestir roupa de "missa de domingo". E ali dentro se sente uma sensação paradisíaca: não há mendigos, não há crianças de rua, não se vê sujeira pelas calçadas...

Entra-se naqueles claustros ao som do gregoriano pós-moderno: aquela musiquinha de esperar dentista. Observam-se vários nichos: capelas com os veneráveis objetos de consumo, acolitados por belas sacerdotisas. Quem pode comprar à vista, sente-se no reino dos céus. Mas, aquele que só pode comprar passando cheque pré-datado, ou a crédito, ou, ainda, entrando no "cheque especial", se sente no purgatório.

E pior: aquele que não pode comprar, certamente vai se sentir no inferno...

Felizmente, terminam todos na eucaristia pós-moderna, irmanados na mesma mesa, com o mesmo suco e o mesmo hambúrguer do McDonald...

Por tudo isto, costumo dizer aos balconistas que me cercam à porta das lojas, que estou, apenas, fazendo um "passeio socrático". E, diante de seus olhares espantados, explico: "Sócrates, filósofo grego, também gostava de descansar a cabeça percorrendo o centro comercial de Atenas. Quando vendedores como vocês o assediavam, ele respondia:

"Estou, apenas, observando quantas coisas existem e das quais não preciso para ser feliz!"

sábado, 7 de agosto de 2010

Você sabe, quantos Padres temos no Brasil? Vamos fazer uma conta?


Até o dia 1º de maio de 2010, a Igreja contava com 18 mil padres no Brasil. E mais de 100 milhões de fiéis. Isso significa que cada padre tem que atender a mais de 5555 fiéis.
Agora faça essa conta comigo:
10% de 18 mil padres = 1.800 padres
1% de 18 mil padres = 180 padres
0,1% de 18 mil padres = 18 padres
0,01% de 18 mil padres = 1,8 padres
Quantos padres brasileiros estão envolvidos em escândalos pela mídia? 2 ou 3? Isso significa menos de 0,02% de todos os padres do Brasil!E os outros 99,98%? Nós vamos condenar todos os padres por causa de 2 ou 3?         Nós vamos deixar de acreditar em 11 Discípulos porque Judas traiu Jesus? Nós vamos deixar de acreditar no Senhor por causa disso? Deixaremos de ir à Igreja e de comungar por causa da mídia escandalosa? Pense bem: mesmo você sendo pecador e imperfeito, mesmo com dúvidas, mesmo que você se afaste da Igreja de Cristo, mesmo assim Jesus morreu por você! Pense nisso com carinho.

Dom Eduardo Pinheiro da Silva

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

XV CONGRESSO DA REGIÃO NORDESTE – ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO


Foi Realizado de 23 a 25 de Julho, O XV Congresso da Região Nordeste do Encontro de Casais com Cristo, no Colegio Christus na cidade de Fortaleza-CE. O Congresso contou com a presença de vários Casais e Sacerdotes de toda Região Nordeste, como também a participação do Assistente Eclesiastico Nacional do ECC, Dom Antonio Lino. O tema do Congresso foi: "ECC - 40 anos. Discipulado - Missionariedade - Solidariedade" e teve como lema *"Eu e minha família serviremos ao senhor"*. O evento foi realizado com o objetivo geral de - Celebrar com gratidão os 40 anos do ECC, comprometendo os casais para evangelizar a família e a sociedade, como discípulos e missionários de Jesus Cristo, construindo a paz a serviço da civilização do amor, como sinal do Reino de Deus.
Os objetivos específicos - Fortalecer a compreensão do ECC como instrumento de vivência matrimonial e serviço à Igreja; animar casais para a espiritualidade conjugal e o engajamento pastoral, como resposta à graça do batismo e do matrimônio; comemorar os 40 anos do ECC renovando a alegria de ser família cristã, buscando o engajamento pastoral e o compromisso missionário; aprofundar a perspectiva da família "Igreja Doméstica", "Formadora de Pessoas", "Educadora na Fé" e "Promotora da Cultura da Paz"; partilhar experiências e vivências válidas de comunhão fraterna e ação solidária em favor da dignidade da vida e pela construção da paz.