segunda-feira, 27 de maio de 2013

Corpus Christi: o que significa?

 

Como sabemos em que dia vai ser Corpus Christi? Bem, com o domingo da Solenidade de Pentecostes, ou do Espírito Santo, termina o Tempo Pascal, ou seja, o período em que comemoramos a Ressurreição (Páscoa) de Jesus. Após o domingo de pentecostes vem o domingo da Solenidade da Santíssima Trindade e na quinta-feira, após o domingo da Santíssima Trindade, acontece a comemoração de Corpus Christi ou do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

            Para que a Santa Hóstia seja adorada de uma forma visível pelos fiéis - pois é o próprio Jesus Vivo em Corpo e Sangue, Alma e Divindade - a Igreja a coloca dentro de um ostensório (veja a figura acima) e a leva em procissão pelas ruas das cidades. É por isso que acontece a procissão de Corpus Christi, onde se dá um destaque especial à Eucaristia.

"Qual é o significado da festa de Corpus Christi?

1. O sentido da celebração

Na quinta-feira, após a solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja celebra devotamente a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, festa comumente chamada de Corpus Christi. A motivação litúrgica para tal festa é, indubitavelmente, o louvor merecido à Eucaristia, fonte de vida da Igreja. Desde o princípio de sua história, a Igreja devota à Eucaristia um zelo especial, pois reconhece neste sinal sacramental o próprio Jesus, que continua presente, vivo e atuante em meio às comunidades cristãs. Celebrar Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue, para a vida da Igreja, e comprometer-nos com a missão de levar esta Boa Nova para todas as pessoas.

Poderíamos perguntar se na Quinta-Feira Santa a Igreja já não faz esta memória da Eucaristia. Claro que sim! Mas na solenidade de Corpus Christi estão presentes outros fatores que justificam sua existência no calendário litúrgico anual. Em primeiro lugar, no tríduo pascal não é possível uma celebração festiva e alegre da Eucaristia. Em segundo lugar, a festa de Corpus Christi quer ser uma manifestação pública de fé na Eucaristia. Por isso o costume geral de fazer a procissão pelas ruas da cidade. Enfim, na solenidade de Corpus Christi, além da dimensão litúrgica, está presente o dado afetivo da devoção eucarística. O Povo de Deus encontra nesta data a possibilidade de manifestar seus sentimentos diante do Cristo que caminha no meio do Povo.

2. Origem da solenidade

Na origem da festa de Corpus Christi estão presentes dados de diversas significações. Na Idade Média, o costume que invadiu a liturgia católica de celebrar a missa com as costas voltadas para o povo, foi criando certo mistério em torno da Ceia Eucarística. Todos queriam saber o que acontecia no altar, entre o padre e a hóstia. Para evitar interpretações de ordem mágica e sobrenatural da liturgia, a Igreja foi introduzindo o costume de elevar as partículas consagradas para que os fiéis pudessem olhá-la. Este gesto foi testemunhado pela primeira vez em Paris, no ano de 1200.

          Entretanto, foram as visões de uma freira agostiniana, chamada Juliana, que historicamente deram início ao movimento de valorização da exposição do Santíssimo Sacramento. Em 1209, na diocese de Liége, na Bélgica, essa religiosa começa ter visões eucarísticas, que se vão suceder por um período de quase trinta anos. Nas suas visões ela via um disco lunar com uma grande mancha negra no centro. Esta lacuna foi entendida como a ausência de uma festa que celebrasse festivamente o sacramento da Eucaristia.

3. Nasce a festa do Corpus Christi

Quando as idéias de Juliana chegaram ao bispo, ele acabou por acatá-las, e em 1246, na sua diocese, celebra-se pela primeira vez uma festa do Corpo de Cristo. Seja coincidência ou providência, o bispo de Juliana vem a tornar-se o Papa Urbano IV, que estende a festa de Corpus Christi para toda Igreja, no ano de 1264.

          Mas a difusão desta festa litúrgica só será completa no pontificado de Clemente V, que reafirma sua significação no Concilio de Viena (1311-1313). Alguns anos depois, em 1317, o Papa João XXII confirma o costume de fazer uma procissão, pelas vias da cidade, com o Corpo Eucarístico de Jesus, costume testemunhado desde 1274 em algumas dioceses da Alemanha.

          O Concílio de Trento (1545-1563) vai insistir na exposição pública da Eucaristia, tornando obrigatória a procissão pelas ruas da cidade. Este gesto, além de manifestar publicamente a fé no Cristo Eucarístico, era uma forma de lutar contra a tese protestante, que negava a presença real de Cristo na hóstia consagrada.

          Atualmente a Igreja conserva a festa de Corpus Christi como momento litúrgico e devocional do Povo de Deus. O Código de Direito Canônico confirma a validade das exposições publicas da Eucaristia e diz que principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, haja procissão pelas vias públicas (cân. 944).

4. A celebração do Corpo de Cristo

Santo Tomás de Aquino, o chamado doutor angélico, destacava três aspectos teológicos centrais do sacramento da Eucaristia. Primeiro, a Eucaristia faz o memorial de Jesus Cristo, que passou no meio dos homens fazendo o bem (passado). Depois, a Eucaristia celebra a unidade fundamental entre Cristo com sua Igreja e com todos os homens de boa vontade (presente). Enfim, a Eucaristia prefigura nossa união definitiva e plena com Cristo, no Reino dos Céus (futuro).

           A Igreja, ao celebrar este mistério, revive estas três dimensões do sacramento. Por isso envolve com muita solenidade a festa do Corpo de Cristo. Não raro, o dia de Corpus Christi é um dia de liturgia solene e participada por um número considerável de fiéis (sobretudo nos lugares onde este dia é feriado). As leituras evangélicas deste dia lembram-nos a promessa da Eucaristia como Pão do Céu (Jo 6, 51-59 - ano A), a última Ceia e a instituição da Eucaristia (Mc 14, 12-16.22-26 - ano B) e a multiplicação dos pães para os famintos (Lc 9,11b-17 - ano C).

5. A devoção popular

Porém, precisamos destacar que muito mais do que uma festa litúrgica, a Solenidade de Corpus Christi assume um caráter devocional popular. O momento ápice da festa é certamente a procissão pelas ruas da cidade, momento em que os fiéis podem pedir as bênçãos de Jesus Eucarístico para suas casas e famílias. O costume de enfeitar as ruas com tapetes de serragem, flores e outros materiais, formando um mosaico multicor, ainda é muito comum em vários lugares. Algumas cidades tornam-se atração turística neste dia, devido à beleza e expressividade de seus tapetes. Ainda é possível encontrar cristãos que enfeitam suas casas com altares ornamentados para saudar o Santíssimo, que passa por aquela rua.

         A procissão de Corpus Christi conheceu seu apogeu no período barroco. O estilo da procissão adotado no Brasil veio de Portugal, e carrega um estilo popular muito característico. Geralmente a festa termina com uma concentração em algum ambiente público, onde é dada a solene bênção do Santíssimo. Nos ambientes urbanos, apesar das dificuldades estruturais, as comunidades continuam expressando sua fé Eucarística, adaptando ao contexto urbano a visibilidade pública da Eucaristia. O importante é valorizar este momento afetivo da vida dos fiéis."

(fonte: http://www.bispadobauru.org.br)

terça-feira, 21 de maio de 2013

3º Simpósio Nacional da Família

 

O evento acontece em maio

Brasília, 28 abr (SIR) - A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o apoio da Canção Nova, promoverá o 3º Simpósio Nacional da Família.

        O evento será realizado dia 25 de maio, na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). No dia 26 de maio, a Comissão também organizará a 5ª Peregrinação Nacional da Família, no Santuário Nacional, em Aparecida (SP).

       Este ano, o 3º Simpósio Nacional da Família e a 5ª Peregrinação Nacional da Família, em sintonia com o Ano da Fé e com a Jornada Mundial da Juventude, terão por tema a “Transmissão da Fé na Família: tarefa dos pais”. O objetivo será oferecer aos pais a oportunidade de reavivar a missão de educar os filhos na fé, especialmente pela presença e pelo testemunho. O 3º Simpósio será televisionado pela TV Canção Nova.

        Os eventos contarão com a presença do Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família e Bispo de Camaçari (BA), Dom João Carlos Petrini, e do Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), Dom Antonio Augusto Dias Duarte, além de membros e os assessores nacionais da CEPVF.

        Os bispos responsáveis pela Pastoral Familiar nos 17 Regionais da CNBB também estarão presentes, assim como coordenadores nacional, regionais, diocesanos e paroquiais da Pastoral Familiar e famílias vindas de todas as dioceses do Brasil. Nos dois dias, é estimada a participação de 250 mil pessoas.

       O 3º Simpósio Nacional da Família será realizado na Canção Nova, no Rincão do meu Senhor, em Cachoeira Paulista (SP). Durante o evento haverá uma série de conferências que tratarão de diversos temas ligados à família. Dentre os conferencistas, Dom João Carlos Petrini, fará a primeira conferência, que falará sobre “O desígnio de Deus”.

        Professores do Pontifício Instituto João Paulo II de estudos sobre matrimônio e família, com sede Salvador (BA), também farão conferências que tratarão de temáticas como “Família e Sociedade”, “A transmissão da fé na família”, “Família acolhedora (desde a hospitalidade à adoção)”, e “Comunidade de famílias”.

       Na tarde do dia 25 de maio, saindo do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), às 19h30, haverá uma procissão até a “Igreja Velha”. No dia da 5ª Peregrinação Nacional da Família, 26 de maio, serão realizadas Celebrações Eucarísticas, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida a partir das 5h30.

 

Clique na seta abaixo e baixe a programação em PDF, para divulgação do 3º Simposio da Família.

Programação do 3o Simpósio da Família
Programação em arquivo PDF do 3º Simpósio da Família que será realizado no dia 25/mai/2013, na Canção Nova.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Oração da Família Peregrina

 

Oração do 3º. Simpósio e 5ª. Peregrinação Nacional da Família.
Rezar sempre que possível nos espaços permitidos a oração do 3º. Simpósio e 5ª. Peregrinação Nacional da Família. E anunciar que o Simpósio será transmitido ao vivo  pela TV Canção Nova.

 

ORAÇÃO DA FAMÍLIA PEREGRINA
APARECIDA: Maio 2013


        Deus nosso Pai, nos criastes à Vossa imagem e semelhança e nos chamastes para  vivermos a beleza e a alegria do amor humano na comunhão em família e no dom  total e sincero de si para o bem do outro.

       Concedei a nós, peregrinos à casa da Mãe Aparecida, realizar o vosso desígnio de  amor. Pedimos que o 3º Simpósio e a 5ª Peregrinação Nacional da Família a Aparecida  renovem nosso compromisso conjugal, fortaleçam os vínculos familiares e dinamizem  a missão de transmitir a fé a nossos filhos.

Jesus Cristo, Peregrino do Pai, que nasceste e cresceste numa família humana,  santificando-a, olhai com bondade para nossas famílias peregrinas, para que com  criatividade e coragem testemunhemos, por exemplos e palavras, o vosso Evangelho  aos nossos filhos, luz que ilumina a inteligência e sabedoria que orienta o coração.

Espírito Santificador, presença viva em cada passo da nossa caminhada, guia nas  tribulações e nos perigos da vida, vinde abrasar com o fogo do vosso amor os nossos corações e fortalecei os pais em sua responsabilidade de cuidar da educação dos filhos  segundo a medida do amor divino.

Ó Mãe querida, Virgem Aparecida, protegei o povo brasileiro, suas famílias, as  crianças e os jovens, para que animados pela fé e vivendo a caridade fraterna,  possamos construir um mundo de paz e dignidade. Conduzi-nos à casa do Pai e  acompanhai-nos no retorno aos nossos lares.

Sagrada Família, abençoai nossas famílias, abençoai o 3º. Simpósio e a 5ª.  Peregrinação Nacional da Família.

sábado, 18 de maio de 2013

Oração, pedindo os dons do Espirito Santo

 

 

        Espírito Santo, concede-me o Dom da Sabedoria.
Sabedoria que faz caminhar nesta vida com o olhar na eternidade.
Sabedoria que vem do Alto mas faz viver com os pés no mundo e no coração do próximo.

       Espírito Santo, derrama sobre a minha inteligência, pequena e limitada, o Dom do Entendimento, de forma abundante e profunda.
Revela-me os mistérios profundos de Deus.

       Liberta-me das coisas fúteis da terra, para alcançar as verdades elevadas dos céus.  Mergulha-me nas verdades perenes da fé.

        Divino Espírito Santo, derrama sobre mim o Dom da Ciência, para que eu possa julgar corretamente o valor das coisas criadas.
Tira de meus olhos o que me impede de ver a maravilha do mundo criado e de sua perfeita harmonia, da qual faço parte. Que ele não seja obstáculo para eu chegar a Deus, mas antes escada que me leve até Ele.

       Divino Espírito Santo, infunde-me o Dom do Conselho.
Que o discernimento seja um fruto constante em mim.
Que Tua luz brilhe no horizonte do meu pensar e agir.
Torna-me dócil às Tuas inspirações.

       Rompe a minha surdez aos apelos da Sagrada Escritura e aos ensinamentos da Igreja.

       Santo Espírito de Deus, por meio do Dom da Fortaleza, reveste-me de saúde no corpo e na alma, para a missão de discípulo de Jesus a qual fui chamado pelo batismo.
       Nesta missão de lutar pelos valores de Cristo, faze-me firme e perseverante até o fim.
        Na Tua fortaleza, que eu me refugie.
        Na Tua fortaleza, que eu avance.
        Pela Tua fortaleza, que eu lute.
        Com Tua fortaleza, que eu persevere.
        Espírito Santo, vem a mim com o Dom da Piedade.
        Inflama meu coração e minh‚alma do amor ardente a Deus.
       Que a verdadeira piedade me faça crer na Providência Divina.
       Que o desrespeito dê lugar à serenidade nas minhas aflições.
       Divino Espírito, que é fruto do amor do Pai e do Filho, através o Dom do Temor de Deus,
       Dá-me um amor reverente ao Três-vezes-Santo.
       Inebria-me de amor de tal forma e tanto que eu não consiga fazer algo além de amar a Deus e ao próximo.
Amém

A sagrada família hoje

 

A família, segundo o plano de Deus, deve ser formada por um casal

        O Papa João Paulo II, na Carta às Famílias, chamou a família de "Santuário da vida" (CF, 11). Santuário quer dizer "lugar sagrado". É ali que a vida humana surge como que de uma nascente sagrada, e é cultivada e formada. É missão sagrada da família: guardar, revelar e comunicar ao mundo o amor e a vida. O Concílio Vaticano II já a tinha chamado de "a Igreja doméstica" (LG, 11) na qual Deus reside, é reconhecido, amado, adorado e servido; nele também foi ensinado que: "A salvação da pessoa e da sociedade humana estão intimamente ligadas à condição feliz da comunidade conjugal e familiar" (GS, 47).

        Jesus habita com a família cristã. A presença do Senhor nas Bodas de Caná da Galiléia significa que o Senhor "quer estar no meio da família", ajudando-a a vencer todos os seus desafios.

       Desde que Deus desejou criar o homem e a mulher "à sua imagem e semelhança" (Gen 1,26), Ele os quis "em família". Por isso, a família é uma realidade sagrada. Jesus começou sua missão redentora da humanidade na Família de Nazaré. A primeira realidade humana que Ele quis resgatar foi a família; Ele não teve um pai natural aqui, mas quis ter um pai adotivo, quis ter uma família, e viveu nela trinta anos. Isso é muito significativo. Com a presença d’Ele na família – Ele sagrou todas as famílias.

      Conta-nos São Lucas que após o encontro do Senhor no Templo, eles [a Sagrada Família] voltaram para Nazaré "e Ele lhes era submisso" (cf. Lc 2,51). A primeira lição que Jesus nos deixou na família é a de que os filhos devem obedecer aos pais, cumprindo bem o Quarto Mandamento da Lei. Assim se expressou o Papa João Paulo II:

        "O Filho unigênito, consubstancial ao Pai, 'Deus de Deus, Luz da Luz', entrou na história dos homens através da família" (CF, 2).

         Ao falar da família no plano de Deus, o Catecismo da Igreja Católica (CIC) diz que ela é "vestígio e imagem da comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Sua atividade procriadora e educadora é o reflexo da obra criadora do Pai" (CIC, 2205).

        "A família é a comunidade na qual, desde a infância, se podem assimilar os valores morais, em que se pode começar a honrar a Deus e a usar corretamente da liberdade. A vida em família é iniciação para a vida em sociedade" (CIC, 2207).

        A Família de Nazaré sempre foi e sempre será o modelo para todas as famílias cristãs. Acima de tudo, vemos uma família que vive por Deus e para Deus; o seu projeto é fazer a vontade de Deus. A Sagrada Família é a escola das virtudes por meio da qual toda pessoa deve aprender e viver desde o lar.

       Maria é a mulher submissa a Deus e a José, inteiramente a serviço do Reino de Deus: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra" (Lc 1,38). A vontade dela é a vontade de Deus; o plano dela é o plano de Deus. Viveu toda a sua vida dedicada ao Menino Deus, depois ao Filho, Redentor dos homens, e, por fim, ao serviço da Igreja, a qual o Redentor instituiu para levar a salvação a todos os homens.

        José era o pai e esposo fiel e trabalhador, homem "justo" (Mt 1, 19), homem santo, pronto a ouvir a voz de Deus e cumpri-la sem demora. Foi o defensor do Menino e da Mãe, os tesouros maiores de Deus na Terra. Com o trabalho humilde de carpinteiro deu sustento à Família de Deus, deixando-nos a lição fundamental da importância do trabalho, qualquer que seja este. Em vez de escolher um pai letrado e erudito para Jesus, Deus escolheu um pai pobre, humilde, santo e trabalhador braçal. José foi o homem puro, que soube respeitar o voto perpétuo de virgindade de sua esposa, segundo os desígnios misteriosos de Deus.

          A Família de Nazaré é para nós, hoje, mais do que nunca, modelo de unidade, amor e fidelidade. Mais do que nunca a família hoje está sendo destruída em sua identidade e em seus valores. Surge já uma "nova família" que nada tem a ver com a família de Deus e com a Família de Nazaré.

As mazelas de nossa sociedade –, especialmente as que se referem aos nossos jovens: crimes, roubos, assaltos, seqüestros, bebedeiras, drogas, homossexualismo, lesbianismo, enfim, os graves problemas morais e sociais que enfrentamos, – têm a sua razão mais profunda na desagregação familiar a que hoje assistimos, face à gravíssima decadência moral da sociedade.

Como será possível, num contexto de imoralidade, insegurança, ausência de pai ou mãe, garantir aos filhos as bases de uma personalidade firme e equilibrada e uma vida digna, com esperança?

        Fruto da permissividade moral e do relativismo religioso de nosso tempo, é enorme a porcentagem dos casais que se separam, destruindo as famílias e gerando toda sorte de sofrimento para os filhos. Muitos crescem sem o calor amoroso do pai e da mãe, carregando consigo essa carência afetiva para sempre.

         A Família de Nazaré ensina ainda hoje que a família – segundo o plano de Deus – deve ser formada por um casal: um homem e uma mulher, e os filhos; e não por uma caricatura de família ou "família alternativa" na qual os pais já não são um casal, mas um par do mesmo sexo.

         A família desses nossos tempos pós-modernos só poderá se reencontrar e salvar a sociedade se souber olhar para a Sagrada Família e copiar o seu modo de vida: serviçal, religioso, moral, trabalhador, simples, humilde, amoroso... Sem isso, não haverá verdadeira família e sociedade feliz.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

A Arte de ser Feliz

 

Acorde todas as manhã com um sorriso.
Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz.
Seja seu próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará.
Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz!
Enumere as boas coisas que você tem na vida.
Ao tomar consciência do seu valor, você será capaz de ir em frente com muita força, coragem e confiança!
Trace objetivos para cada dia.
Você conquistará seu arco-íris, um dia de cada vez. Seja paciente.
Não se queixe do seu trabalho, do tédio, da rotina, pois é o seu trabalho que o mantém alerta,
em constante desenvolvimento pessoal e profissional, além disso o ajuda a manter a dignidade.
Não se deixe vencer, não seja igual, seja diferente.
Se nos deixarmos vencer, não haverá surpresas, nem alegrias.
Conscientize-se que a verdadeira felicidade está dentro de você.
A felicidade não é ter ou alcançar, mas sim dar.
Estenda sua mão. Compartilhe. Sorria. Abrace.
A felicidade é um perfume que você não pode passar nos outros sem que o cheiro fique um pouco em suas mãos.
O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida, ter o desejo de mostrar o que tem de melhor...
O tempo para ser feliz é agora.
O lugar para ser feliz é aqui!

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Diocese apresenta Novos Seminaristas

 

          A Diocese de Juazeiro ganhou mais quatro seminaristas neste fim de semana. A celebração de apresentação aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, bairro João Paulo II, em Juazeiro, local onde os candidatos ao sacerdócio irão morar a partir de agora. No total são três seminaristas na fase propedeutico (inicial) e um que já está cursando filosofia no Instituto da Diocese de Petrolina.

          O Seminarista da Filosofia chama-se Raimundo Nonato (do Projeto Curaçá, em Juazeiro). Os propedeutas são: Bruno Lima (Juazeiro), Pedro Henrique (Sento Sé) e Wellington (Casa Nova). A Santa Missa foi presidida por nosso bispo diocesano, Dom José Geraldo, e concelebrada pelos padres Raimundo, Isael e Antonio Fernandes, responsável pela formação dos novos seminaristas.

Fonte: Diocese de Juazeiro-Ba

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Nossa Senhora de Fátima

 

           A 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Fátima, concelho de Vila Nova de Ourém, hoje diocese de Leiria-Fátima.

         Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos.

          Por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, como habitualmente faziam, entretinham-se a construir uma pequena casa de pedras soltas, no local onde hoje se encontra a Basílica. De repente, viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo abaixo, outro clarão iluminou o espaço, e viram em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma 'Senhora mais brilhante que o sol', de cujas mãos pendia um terço branco.

         A Senhora disse aos três pastorinhos que era necessário rezar muito e convidou-os a voltarem à Cova da Iria durante mais cinco meses consecutivos, no dia 13 e àquela hora. As crianças assim fizeram, e nos dias 13 de Junho, Julho, Setembro e Outubro, a Senhora voltou a aparecer-lhes e a falar-lhes, na Cova da Iria. A 19 de Agosto, a aparição deu-se no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, porque, no dia 13, as crianças tinham sido levadas pelo Administrador do Concelho, para Vila Nova de Ourém.

          Na última aparição, a 13 de Outubro, estando presentes cerca de 70.000 pessoas, a Senhora disse-lhes que era a 'Senhora do Rosário' e que fizessem ali uma capela em Sua honra. Depois da aparição, todos os presentes observaram o milagre prometido às três crianças em Julho e Setembro: o sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra.

         Posteriormente, sendo Lúcia religiosa de Santa Doroteia, Nossa Senhora apareceu-lhe novamente em Espanha (10 de Dezembro de 1925 e 15 de Fevereiro de 1926, no Convento de Pontevedra, e na noite de 13/14 de Junho de 1929, no Convento de Tuy), pedindo a devoção dos cinco primeiros sábados (rezar o terço, meditar nos mistérios do Rosário, confessar-se e receber a Sagrada Comunhão, em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria) e a Consagração da Rússia ao mesmo Imaculado Coração. Este pedido já Nossa Senhora o anunciara em 13 de Julho de 1917, na parte já revelada do chamado 'Segredo de Fátima'.

          Anos mais tarde, a Ir. Lúcia conta ainda que, entre Abril e Outubro de 1916, tinha aparecido um Anjo aos três videntes, por três vezes, duas na Loca do Cabeço e outra junto ao poço do quintal da casa de Lúcia, convidando-os à oração e penitência.

          Desde 1917, não mais cessaram de ir à Cova da Iria milhares e milhares de peregrinos de todo o mundo, primeiro nos dias 13 de cada mês, depois nos meses de férias de Verão e Inverno, e agora cada vez mais nos fins de semana e no dia-a-dia, num montante anual de quatro milhões.

domingo, 12 de maio de 2013

Oração de Mãe

 
Imagem2

Meu sonho sempre foi ajudá-lo a ser feliz
Fui escolhida por Ti, Senhor! Fui escolhida para gerar vida, para ser mãe. Fui escolhida como instrumento de um milagre que acontece milhares de vezes, todos os dias em todos os lugares do mundo. E que, ao mesmo tempo, é único. Cada nova criatura é única. E isso me faz muito feliz! Lembro-me da minha gravidez. Eu já sabia que tudo na vida seria diferente. E foi.
Como o tempo passa! Parece que foi ontem. E eu vivi a intensidade de todos os momentos. Lembro-me do primeiro dia de aula. Ele todo arrumadinho. E um aperto no meu coração ao ter de ir embora. Mas fui junto. Estudei junto todo esse tempo.
Contei histórias. Ouvi histórias. Deitei junto na cama para fazer dormir. Acalentei-o tantas vezes em meio às dores que surgem no corpo e na alma. Chorei. Chorei junto quando a primeira namorada disse que não dava mais. Para o meu filho, o mundo parecia acabar ali. Entendi o seu sofrimento. Sabia que ia passar. Mas sabia tambem que tinha de respeitar aquele momento.
Sofri junto nas primeiras derrotas, mas soube ensinar que a vida é recheada delas e que é preciso ser inteligente para aprender suas lições.
Aplaudi peças, meio sem graça, que ele fazia com os amigos. Cuidei para não ficar próxima a ponto de sufocar, nem tão distante a ponte de abandonar. Aprendi o caminho do meio-termo.
Senti-me tantas vezes sozinha; outras, cheia de ciúmes, quando o via sair com os amigos e me deixar em casa. Meu filho já não era meu. E eu tinha que compreender que a vida que surgira da minha vida tinha o direito de construir sua história. Tentei não falar demais. Tentei ensinar pelo exemplo e estar aberta para ouvir. Nunca quis transformá-lo no primeiro lugar. Meu sonho sempre foi ajudá-lo a ser feliz.
Não poupei abraços e beijos. Não poupei brincadeiras. Como era bom rolar no tapete da sala. Inventar e reinventar histórias, e ouvir dele que começasse tudo de novo. A mesma história. A repreensão quando mudava, aqui ou ali, alguma coisa da trama. Que tempo bom!
Hoje ele segue sua história. É lindo. Inteligente. E um homem de sucesso. E mais do que tudo isso, é feliz. E posso testemunhar que todo o amor partilhado não foi em vão. A semente plantada com carinho, regada com cuidado e atenção, não pode fazer brotar ervas ou pragas.
No jardim da vida dei a minha contribuição. E valeu a pena. Hoje, já não o vejo mais com a mesma frequência dos idos tempos de infância. Mas sei o quanto ele me ama e pensa em mim. Sei o cuidado que tem comigo. Acha que eu virei criança.
Juntos ainda conseguimos chorar e rir e nos respeitamos.
Obrigado, Senhor, eis a minha oração. Nada tenho a pedir. Só quero agradecer. O milagre da vida continua a iluminar meus dias, e, a cada novo dia, eis me aqui para viver. Ofereço-Te a certeza de que viverei com a mesma intensidade, todos os meus dias, até o momento da plena felicidade de estar face a face Contigo. Amém.
(Artigo extraído do livro "Educar na oração")

Scraps

Dia das Mães

 

         Mãe, Gosto de Você
         Mãe, sua bondade e ternura falam-me de Deus-amor! Mãe, você me faz sentir a vida, a beleza das cores, a harmonia, o encanto e a doçura!
         Mãe, hoje quero dizer-lhe um segredo muito especial: eu a adoro!
Eu sei também que, de seu coração, brota sempre um gesto novo de amor e carinho!
        Você é capaz de esquecer o sofrimento e a dor para me ver feliz!
Hoje, quero fazer por você uma prece muito bonita e sincera: Meu Deus, abençoa esta criatura tão encantadora que me deu a vida. Abençoa esta mulher, amiga, minha mãe, hoje e sempre!
       Mãe, você é o maior bem que eu tenho neste mundo! Olhando o céu aberto, contemplo o grande tesouro de paz, sabedoria, paciência, bondade, ternura e acolhimento que permeia o seu ser. Você me faz crer, minha mãe, que esta vida vale a pena ser vivida,  quando entregue por amor!
        Às vezes, quando a vida começa a ficar mais difícil, pensando em você, mãe, surge uma nova esperança e meu olhar começa a brilhar.
        Você sempre espera de braços abertos o filho e a filha que precisam mais uma vez do seu aconchego, de sua compreensão e carinho, como se fosse a primeira vez.
        Mãe! Presente de Deus para minha vida!
        Mãe, recebe hoje meu abraço e todo o meu carinho! E, agora, gostaria que o meu agradecimento soasse mais forte do que todos os dias, porque hoje, mãe, é o seu dia!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

5ª Peregrinação Nacional da Família

 

CartazA3-c-final-2

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, realiza no mês de maio o 3º Simpósio Nacional da Família e a 5ª Peregrinação Nacional da Família. O Simpósio será realizado no dia 25, na sede da Canção Nova em Cachoeira Paulista- SP.

O evento tem como objetivo refletir o papel da família na transmissão da fé e despertar nos pais a preciosa e insubstituível missão na transmissão e educação da fé aos filhos.

O Simpósio será transmitido ao vivo pela TV Canção Nova e contará com a presença do presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família e bispo de Camaçari (SP), dom João Carlos Petrini; membros da Comissão; bispos responsáveis pela Pastoral Familiar nos 17 Regionais da CNBB; padres assessores Nacionais da Comissão Episcopal para a Vida e a Família; coordenadores nacional, regionais, diocesanos e paroquiais da Pastoral Familiar; assessores do Instituto João Paulo II e de famílias vindas de todas as dioceses do Brasil.

Ainda no dia 25 de maio haverá uma procissão luminosa pedindo a Deus pelas famílias, que sairá do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida/SP, às 19h30, e seguirá até a “Igreja Velha”.

No dia 26 de maio a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB realizará a 5ª Peregrinação Nacional da Família de Aparecida. São aguardadas para o evento cerca de 150 mil pessoas que em peregrinação torna visível toda a ação evangelizadora em favor da família. O tema escolhido para 5ª Peregrinação Nacional das Famílias está em sintonia com o ano da fé e com a Jornada Mundial da Juventude.

Os membros da Comissão organizadora estão preparando subsídios como: oração comunitária, reflexão teológica e pastoral sobre o tema, sugestões para que as comunidades organizem simpósios, palestras e momentos de fraternidade e de intercâmbio entre as famílias. Os subsídios estarão disponíveis no site da Pastoral Familiar, regionais e Dioceses.

Oração do Peregrino:

Deus nosso Pai, que nos criou a Vossa imagem e semelhança e nos presenteou com o dom precioso da família, concedei, a nós, peregrinos rumo ao céu, participar pela presença e oração do 3º. Simpósio e da 5ª. Peregrinação Nacionais da Família com o propósito de renovarmos nossa unidade e visibilidade na missão da transmissão da fé.

Jesus Cristo, o Peregrino do Pai, que tendo nascido e crescido numa família humana, a santificou, olhai com bondade para nossas famílias peregrinas, para que continuem com coragem cristã o anúncio e testemunho da beleza de sermos e termos família, como o lugar privilegiado e próprio para que os pais ensinem aos filhos as lições do Evangelho.

Espírito Santificador, companheiro de nossas caminhadas, guia nas incertezas e perigos da vida, alento no cansaço, luz na escuridão, fortalecei nossos pais autênticos e insubstituíveis guardiães da educação dos filhos segundo a medida do amor divino e conduzi os peregrinos são e salvos a Casa da Mãe Aparecida e no retorno aos seus lares.

Sagrada Família, abençoai nosso 3º. Simpósio e 5ª. Peregrinação Nacionais da Família.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

A importancia do Perdão

 

 

         O pequeno Zeca entra em casa, após a aula, batendo forte os seus pés no assoalho da casa. Seu pai, que estava indo para o quintal para fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo chama o menino para uma conversa.

       Zeca, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado. Antes que seu pai dissesse alguma coisa, fala irritado:
- Pai, estou com muita raiva. O Juca não deveria ter feito aquilo comigo.
Desejo tudo de ruim para ele.
Seu pai, um homem simples mas cheio de sabedoria, escuta calmamente o filho que continua a reclamar:

          – O Juca me humilhou na frente dos meus amigos. Não aceito. Gostaria que ele ficasse doente sem poder ir à escola.
O pai escuta tudo calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou, calado. Zeca vê o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo:

         - Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amiguinho Juca e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou.

        O menino achou que seria uma brincadeira divertida e passou mãos à obra. O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa. O pai que espiava tudo de longe, se aproxima do menino e lhe pergunta:
- Filho como está se sentindo agora?
- Estou cansado mas estou alegre  porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa.

         O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão daquela brincadeira, e carinhoso lhe fala:
- Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa.
O filho acompanha o pai até o quarto e é colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo. Que susto! Zeca só conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos. O pai, então lhe diz ternamente:

          - Filho, você viu que a camisa quase não se sujou; mas, olhe só para você.
O mal que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos a borra, os resíduos, a fuligem ficam sempre em nós mesmos.

Cuidado com seus pensamentos, eles se transformam em palavras;
Cuidado com suas palavras, elas se transformam em ações;
Cuidado com suas ações, elas se transformam em hábitos;
Cuidado com seus hábitos, eles moldam o seu caráter;
Cuidado com seu caráter, ele controla o seu destino.

A Existência da Vida

 

           Quando sentir vontade de sorrir, olhe para uma criança e veja que sorriso lindo que ela tem.
           Quando sentir vontade de chorar, olhe para um deficiente e veja que sorriso belo que ele tem apesar de sua deficiência.
Quando se sentir triste, olhe para trás, e veja quantas coisas boas você construiu.
         Muitas vezes, deixamos de olhar para as coisas mais simples da
vida, que nos dão prazer, para nos apegar a coisas fúteis sem nenhum valor.
          Quando se sentir só, pense em Deus, e você não estará mais só.
          Quando alguém te magoar, não retribua, apenas deseja que ele seja
feliz.
         Quando um mau
pensamento surgir, ore, e você terá a bênção do céus.
          Colhe todos os
sentimentos bons que você tem e coloquem em um só versículo e leia com atenção, e você vai sentir a força das palavras bem ditas.

           Quando você pensar em não mais existir, lembre-se, você não tem esse poder.
            Quando você pensar que tudo se acabou, é porque você não olhou a luz que veio lá de cima, para te cobrir. A existência faz parte da vida.
Se há vida, então existimos.
Se existimos, é porque há vida!

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Curso de Noivos

 

Aconteceu nos dias 27 e 28 de Abril do corrente ano, o Curso de Preparação para o Matrimonio na Paróquia Nossa Senhora das Grotas. O curso aconteceu na Escola Judite Leal Costa, tendo seu inicio no dia 27, às 19:30hs, e encerrando, dia 28, com a entrega dos certificados.

            O Encontro foi organizado pela equipe da Pastoral Familiar do setor Pré Matrimonio da Paróquia Nossa Senhora das Grotas , tendo como Coordenador o Casal Georgeano e Verusca. As Palestras, Harmonia Conjugal, Dialogo, Sacramento do Matrimonio, celebração Liturgica do Matrimônio, Paternidade Responsável e outras, foram desenvolvidas pelos casais que compõe o setor na paróquia e alguns colaboradores, os quais não mediram esforços para que o curso acontecesse dentro do nível esperado. Esta equipe acompanhou a participação de 12 casais de noivos.   

           O curso de noivos tem como finalidade, formar casais para Cristo, mostrar o quanto é importante à vida a dois, o comprometimento de estar em harmonia e aprender a lidar com a paciência, o amor, a fidelidade, a amizade, o companheirismo, a união.

Slide1

Slide3

Slide2

Slide4

Slide5Slide11

Slide10Slide8Slide7Slide9

Slide6

Slide12

         Imagem18

Veja Mais Fotos do Encontro de Noivos.

          Acesse: http://pastoralfamiliarjuazeiroba.blogspot.com.br/2013/05/curso-de-noivos-paroquia-nossa-senhora.html

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Maio: Mês de Maria, mês das Mães

 

         O mês de maio chega com muita alegria para todos nós. É um tempo de júbilo, pois celebramos com fé a Santíssima Virgem. Maria é sinônimo de silêncio, escuta, serviço e obediência. Farol de luz que nos mostra Jesus. Ela é a estrela da nova evangelização.

         Diante de tantas ameaças, Maria deu o Sim aos planos de Deus. Ela foi capaz de responder de uma forma que, talvez, somente uma mulher entenderia. “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Tua palavra.” Nossa Senhora aceitou o seu desígnio com grande fé e respeito, compreendendo as necessidades dessa relação entre o criador e suas criaturas, entre um Pai misericordioso e o pleno amor por seus filhos. Quem tem fé, não duvida. Somente uma mulher cheia da graça de Deus responderia de um jeito tão decidido e cheio de esperança.

         Este mês homenageamos também uma figura que foi abençoada e cumpriu a missão de trazer a este mundo filhos e filhas de Deus. No segundo domingo do mês, celebramos o Dia das Mães, um dia de festa para aquela que nos deu a vida. Neste dia, teremos a oportunidade de demonstrar a nossa gratidão com muito carinho por tudo o que ela nos fez e faz. No entanto, devemos lembrar que a figura materna deve ser amada e respeitada todos os dias. Assim como nos lembramos de Maria e pedimos sua intercessão em todos os momentos de nossa vida, também devemos amor e respeito a nossa mãe da terra, filha de Deus e de Maria.

           Celebrar as mães é alegrar-se pela vida, é exaltar sua presença amorosa no lar, presença que acolhe, cuida, educa e ajuda a crescer. Ser mãe é assumir e viver com dedicação e responsabilidade sua vocação maternal. Hoje, ela se realiza de diversas maneiras, seja no cuidado com os filhos que gerou ou na acolhida e adoção, sendo mãe de coração. Há também aquelas que optaram pela vida consagrada, renunciando à maternidade biológica, pelo Reino de Deus. Nessa condição, a mulher se realiza ao entregar toda a vida a serviço de tantas pessoas.

Padre Valmir Teixeira, MSC