A liturgia é o povo de Deus que se reúne em assembléia, formando todos, um só corpo e um só espírito. Na liturgia o povo toma consciência de suas fraquezas e sente de perto a presença de Deus. Deus não se cansa de caminhar conosco.
A história do povo de Deus, lá no Antigo Testamento, foi como que uma grande liturgia. Sobretudo o grande evento libertador da saída do Egito, a passagem pelo Mar Vermelho e pelo deserto. O Povo de Deus vivia celebrando esses acontecimentos que marcaram a história da salvação. Estamos notando como é importante conhecermos a Bíblia?
Hoje, Deus continua a passar entre nós para nos salvar. Deus passa entre nós alimentando-nos com sua Palavra e com a Eucaristia.
Notar que a liturgia não se resume na missa. Cada sacramento é um toque especial de Deus. Por isso, além de falarmos muito da celebração da Missa e da celebração da Palavra, vamos nos referir um pouco aos sete sacramentos.
Meditando a Palavra e os sacramentos, particularmente o da Eucaristia, aprendemos o seguinte: Liturgia é o memorial do Mistério Pascal de Cristo celebrado na Igreja, desde os seus inícios até hoje.