domingo, 18 de maio de 2014

Eu sou o Caminho a verdade e a vida.

 

5º Domingo da Páscoa – Domingo 18/05/2014

qq

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1”Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.

5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.

8Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Evangelho - Jo 14,1-12

É caminhando, que crescemos na fé, é crescendo na fé, que crescemos no amor, na fraternidade, na vida de comunhão com Deus e com os irmãos.

A fé, não é algo que se tem e pronto, a fé é construção, uma construção que se desenvolve através de um processo lento, que vai se solidificando à medida em que nos deixamos inundar pelo amor de  Deus!

A  fé  é  caminhada, é compromisso,  é ver além do que que os olhos humanos alcançam!  É pela fé, que reconhecemos Jesus como o nosso Deus e Senhor, o que não é fruto do esforço humano e  sim, do acolhimento a este  dom de Deus, que  é a fé.

Jesus é a revelação do Pai, e aos poucos vamos nos envolvendo neste mistério de amor, enxergando  no Filho, a presença amorosa do  Pai!

No  evangelho que a liturgia  de hoje nos apresenta, podemos perceber claramente a paciência de Jesus para com os seus discípulos, que apesar de estarem a tanto tempo com Ele,  eram ainda muito imaturos na fé, tinham muita dificuldades em entender o que Jesus lhes revelava a respeito  de sua volta para o Pai. No desejo de fazer brotar em seus corações, pensamentos positivos, idéias claras sobre a  sua pessoa, sobre a sua missão e  o sentido da sua presença no mundo, que poderia dar a eles tranqüilidade  durante a sua ausência, Jesus afirma:“Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, afim de que onde eu estiver estejais também vós.” E acrescentou: “Para onde eu vou vós conheceis o caminho.

Tomé, não entendendo o sentido destas palavras, interpela Jesus dizendo: “Nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Esta imaturidade de Tomé, pode ser também nossa: estarmos com Jesus, mas não  reconhecê-Lo como sendo Ele, o único caminho que nos leva ao Pai.

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim!” Estas palavras de Jesus, que respondeu a  uma duvida  de Tomé,  devem permanecer em  nós, pois  são palavras que nos indica a vereda autêntica que nos leva a felicidade Plena.

Ver o Pai, era a coisa mais desejada pelos discípulos, um desejo que fora manifestado por Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!”

Bastaria  que os discípulos  dessem um passo a mais na fé, para descobrirem na pessoa de Jesus, a presença do  Pai, que estava ali, na pessoa de Jesus,  a tanto tempo com eles.

É graças a esta paciência de Jesus, que hoje nós temos a felicidade de conhecê-Lo através do testemunho destes seus fieis discípulos, que apesar de suas fragilidades se mantiveram firmes no propósito de dar continuidade ao projeto de Deus, proposto por Jesus.

Contemplar Jesus, é a única forma de ver a face humana do Pai, o que não acontece por meio de conhecimento intelectual e sim, pelos caminhos da fé.

A falta de fé priva-nos da alegria de sentirmos a presença contínua de Deus em nossa vida, de sentirmos seguros quanto ao nosso futuro, de saber que Jesus prepara um  lugar para cada um de nós  no coração do Pai. 

A Luz verdadeira é aquela que nos conduz pelo caminho da salvação, Jesus é esta  Luz,  Ele é a presença  de Deus em nós!

Seguir esta luz,  é deixar-se irrigar pela fonte de água viva que nos levará a um Reino que não tem fim, que é o coração do Pai.

O amor do Pai é derramado em nós, pelo Espírito Santo, portanto, vamos vivenciá-lo, permanecendo no amor do Filho!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! Olívia