domingo, 3 de outubro de 2010

8 de Outubro - Dia do Nascituro

    
    
             Na 43a Assembléia Geral da Conferência dos Bispos do Brasil, realizada emItaici, de 09 a 17 de agosto de 2005, foram aprovados e constituídos o Dia doNascituro e a Semana da Vida. Recordamos que o Dia do Nascituro é 08 de outubro, e a Semana da Vida é aquela que precede a este. Mas quem é o Nascituro? É aquele ser humano que está no ventre materno antes que a Mãe lhe dê à luz. Este possui o direito de ser respeitado na sua integridade. Já possui dignidade como a de qualquer pessoa.
          A Semana da Vida é uma ocasião especial para colocar em evidência o valor e a beleza desse Dom precioso que de Deus recebemos. De modo especial salientamos o valor sagrado da Vida Humana, sem nos esquecermos de todas as demais dimensões que esta abrange.     
         Diante de tantos ataques que a Vida vem sofrendo em nossos dias é nossa missão reafirmar sua importância inalienável e inegociável. Ela é o fundamento sobre o qual se apóiam todos os demais valores. Desejamos que todos se empenhem nestes dias nesse sentido. Organização prévia1 (válida para todos os dias)  Preparar um ambiente adequado, com objetos que simbolizam a vida, tais como: um pequeno altar com toalha branca, crucifixo, fotos, água, flores, entre outros. Sugerimos também a presença de mulheres gestantes e de crianças recém-nascidas com seus familiares. Para cada encontro, providenciar um dirigente e pessoas para proclamar a Palavra de Deus e fazer as preces, bem como um grupo de animação e cantos apropriados.
        Durante a Semana da Vida também podem ser organizadas Celebrações da Eucaristia, Novenas, a reza do Rosário, reflexões sobre o valor da Vida, bênção das gestantes, bênção das crianças, campanhas de conscientização sobre a beleza da Vida, utilização dos temas propostos na própria Hora da Família, entre outros. A criatividade deve ser colocada em prática. É importante que seja enfatizado o valor da Vida como dom de Deus e direito inalienável de cada pessoa.

Ler: Jo 1,1-5

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio junto de Deus.  Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito.  Nele havia a vida, e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.


 REFLEXÃO:

Professamos com toda a Igreja nossa fé no Deus Criador. Acabamos de ouvir um trecho do Evangelho de São João. Ele nos afirma que no princípio era Deus. Tudo passou a existir pela ação Dele. Nada existia com Ele. O Senhor nos criou para Ele.  Colocou em nós um desejo imenso Dele. Enquanto caminhamos neste mundo, sentimos sede de Deus. A Criação é obra Trinitária. Assim nos ensina o Catecismo: Insinuada no Antigo Testamento, revelada na Nova Aliança, a ação criadora do Filho e do Espírito, inseparavelmente uma com a do Pai, é claramente afirmada pela regra de fé da Igreja: Só existe um Deus... Ele é o Pai, é Deus, é o Criador, é o Autor, é o Ordenador. Ele fez todas as coisas por si mesmo, isto é, pelo seu Verbo e Sabedoria , pelo Filho e pelo Espírito que são como que suas mãos. A criação é obra comum da SantíssimaTrindade (Catecismo da Igreja Católica, nº 292). Deus tudo criou de graça para nós, inclusive nós mesmos. Devemos administrar bem tudo isso que pertence ao Senhor. Como tudo Ele nos deu gratuitamente, assim devemos fazer uns aos outros.

Pistas para partilhar
- Cremos que tudo foi criado por Deus? Valorizamos a vida como graça divina? Somos agradecidos a Deus por esta obra tão bonita que Ele fez?

Fonte: CNBB