3º DOMINGO QUARESMA – 23 de Março de 2014
Anúncio do Evangelho (Jo 4,5-15.19b-26.39a.40-42)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 5Jesus chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6Era aí que ficava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta de meio-dia. 7Chegou uma mulher de Samaria para tirar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber”.
8Os discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. 9A mulher samaritana disse então a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” De fato, os judeus não se dão com os samaritanos.
10Respondeu-lhe Jesus: “Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede: ‘Dá-me de beber’, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva”.
11A mulher disse a Jesus: “Senhor, nem sequer tens balde e o poço é fundo. De onde vais tirar água viva? 12Por acaso, és maior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço e que dele bebeu, como também seus filhos e seus animais?”
13Respondeu Jesus: “Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. 14Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna”.
15A mulher disse a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede e nem tenha de vir aqui para tirá-la”. 19b“Senhor, vejo que és um profeta!” 20Os nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que em Jerusalém é que se deve adorar”.
21Disse-lhe Jesus: “Acredita-me, mulher: está chegando a hora em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.
23Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. De fato, estes são os adoradores que o Pai procura. 24Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”.
25A mulher disse a Jesus: “Sei que o Messias (que se chama Cristo) vai chegar. Quando ele vier, vai nos fazer conhecer todas as coisas”. 26Disse-lhe Jesus: “Sou eu, que estou falando contigo”.
39aMuitos samaritanos daquela cidade abraçaram a fé em Jesus. 40Por isso, os samaritanos vieram ao encontro de Jesus e pediram que permanecesse com eles. Jesus permaneceu aí dois dias. 41E muitos outros creram por causa da sua palavra. 42E disseram à mulher: “Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
EVANGELHO - Os judeus desprezavam os samaritanos por ser um povo formado pela miscigenação entre várias raças. Os judeus se julgavam puros por ser um povo sem mistura racial. Até hoje judeu só casa com judeu, ou melhor, com judia. Eles não se misturam.
No mundo de hoje temos a discriminação e o racismo imperando em nossa sociedade. Na América Latina, por exemplo, temos a discriminação entre os colonizadores europeus e os índios, e seus descendentes. Temos ainda o racismo entre os brancos europeus e os negros oriundos da África, e seus miscigenados. No Brasil. Além dessas exclusões sociais citadas, temos o desprezo ou indiferença entre os paulistas e os nordestinos. O cidadão de algum estado do Nordeste sabe o quanto ele é discriminado no Sudeste, por aqueles que se julgam raça superior.
E esta exclusão social que às vezes se manifesta de forma velada, não é somente para com o negro, para com o baiano, ou para o índio. Mas sim, para com o moreno de cabelo crespo, para o filho de qualquer nordestino, e para o descendente de índio. Piadas e chacotas de menosprezo, os serviços mais humildes (porteiro, faxineira, empregada doméstica), o desprezo, a exclusão, são algumas das formas desse descaso desumano!
E pensar que foi o nordestino que construiu a cidade de São Paulo. Mas trabalho pesado é coisa de gente inferior. Por isso os colunáveis só falam com gente do seu nível, porque gente fina é outra coisa, e nada mais importante do que a posição social do indivíduo... Assim pensam os colunáveis.
Felizmente, no Sudeste do Brasil não só existem pessoas assim. Em todo o Brasil Centro-Sul, como na América espanhola, há também muitas pessoas maravilhosas, principalmente os católicos, que se importam com os excluídos, que ajudam os pobres, que acolhem os nordestinos, negros e descendentes de índios. Não podemos generalizar, e classificar toda a sociedade composta pela maioria de descendentes europeus de preconceituosos. É importante destacar aqui a importância das Comunidades Eclesiais de Bases em sua missão fraterna para com os necessitados, como também, a atuação do serviço de Assistência Social das prefeituras, onde encontramos muita gente fraterna, que sem se importar com o seu salário, dedicam-se com muito amor na ajuda aos sem tetos, sem empregos, sem saúde e sem inclusão social.
Jesus condena todo tipo de discriminação. Mas infelizmente, o desprezo por vezes discreto, lamentavelmente ocorre muitas vezes em comunidades cristãs. Jesus que sabia de todo o passado daquela mulher, não a discriminou, muito menos a condenou. Mas sim, deu-lhe a oportunidade de se encontrar com a verdadeira fonte de água pura, fonte de água viva. “E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de
água que jorra para a vida eterna.” E ela, por sua vez, ao descobrir Jesus, foi depressa avisar a outras pessoas daquele povoado, quem ela havia encontrado no poço de Jacó.
A rixa entre judeus e samaritanos, tinha como causa o racismo dos judeus, por se acharem os perfeitos, os santos. Os samaritanos eram bons meninos. E se alguns deles faziam às vezes atos de terrorismo no Templo, era por causa da indignação gerada pelo desprezo daqueles que se julgavam a raça pura e perfeita.
O mundo está sedento de Deus, muito embora não queira ouvir falar de Deus. Ou seja, o ser humano tenta saciar a sede de Deus nos bens materiais, no prazer, na diversão, e quanto mais se embrenha por caminhos outros na busca da água, mais sede está sentindo. Pois somente a verdadeira fonte de água viva é que sacia a nossa sede. O homem atual tornou-se um verdadeiro adorador dos deuses materiais numa busca desenfreada para matar a sua sede de felicidade. Mas infelizmente, não consegue realizar o seu objetivo, porque somente aqueles que adoram o Pai em espírito e em verdade é que conseguem a paz verdadeira. Muitos samaritanos daquela cidade chegaram a essa conclusão, e abraçaram a fé em Jesus, e até pediram que Jesus ficasse com eles. E tudo isso aconteceu por causa da reação da samaritana que saindo de sua timidez traumática por causa do seu passado, saiu anunciando a todos sobre a sua experiência com Jesus Cristo no poço de Jacó.
Prezado leitor, prezada leitora. Como está a sua sede de Deus? Há quanto tempo você não bebe da fonte de água pura? Se faz muito tempo, você não sabe o que está perdendo! Pois só esta água pode nos saciar da sede do bem, da verdade, da paz e da beleza . Somente esta água oferecida por Jesus à samaritana, é capaz de irrigar o deserto da nossa alma inquieta, frustrada e insatisfeita e ansiosa pela hora de repousar em Deus.
"Dá-me de beber", disse Jesus enquanto homem, cansado e com sede. Porém, Jesus enquanto Deus também tem sede de nós. E foi exatamente por isso que Ele foi enviado ao mundo. Para nos conquistar, nos aconselhar a beber na fonte da água pura, e assim alcançar um dia a verdadeira felicidade.
O homem e a mulher, podem até dizer: Eu não preciso de Deus, pois tenho dinheiro. Muito dinheiro!
Não é verdade! Todos, ricos e pobres, são portadores dessa SEDE EXISTENCIAL, fruto da insatisfação da alma a qual não encontra sentido fora de Deus!
Santo Tomás de Aquino disse:
...a felicidade não pode consistir nas riquezas, nem na honra, na fama ou na glória; tampouco consiste no poder, no bem do corpo, no prazer, nalgum bem da alma ou num bem criado qualquer... ...não consiste nas riquezas nem nos prazeres.
A felicidade baseada nos bens materiais é ilusória e passageira. Por isso é necessário cultivar as coisas do espírito, vivendo segundo o espírito em vez de viver segundo a carne e os bens materiais. Tem gente que vive a vida inteira acumulando riquezas, e nunca está satisfeito. Sempre quer mais. Tais pessoas morrem e deixam tudo aí, e o pior. Não cuidou da sua alma, para que ela um dia fosse encaminhada junto com a água que jorra para a vida eterna. Pobres homens ricos! Com certeza, neste momento lá do outro lado da vida, estão arrependidos do que fizeram e do que não fizeram, ou do que deixaram de fazer nesta vida...
Do mesmo modo, a felicidade não pode existir nos prazeres carnais. São momentos de extremo êxtases que logo passam, deixando um rasgo e um rastro na nossa alma, que nos deixa infeliz, tanto pela dor da consciência, como pelas várias conseqüências físicas e mentais.( AIDES, GRAVIDEZ INDESEJÁVEL, SEPARAÇÃO, INFELICIDADE...).
Meu jovem! Não tem jeito. Não adianta fugir para um lugar distante, para um mundo de fantasias e de delírios, para buscar outra fonte de felicidade. Pois só Deus mata a sua sede de ser feliz! Ah! Não se esqueça de levar o seu irmão também até a fonte água pura! Lembre-se: "Quem bebe dessa água não terá mais sede".
Tenha um bom domingo.
José Salviano