sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pentecostes

image 

A partir desta sexta-feira (3) os católicos de Juazeiro começam a se preparar para uma das maiores celebrações do calendário cristão: a festa de Pentecostes. Para marcar a solenidade, que será no próximo dia 12 de junho, a Diocese de Juazeiro inicia amanhã uma novena que irá envolver todas as paróquias da cidade. Os nove dias celebrativos culminarão com uma grande festa na Praça da Catedral, contando ainda com procissão e Missa solene.
“A festa de Pentecostes é a festa da unidade da Igreja. Nesta festa os cristãos relembram a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos com Maria no Cenáculo em Jerusalém. A promessa do senhor ressuscitado se cumpriu enviando o seu Espírito santificador e defensor. É ele é o responsável pela missão da Igreja”, explicou padre Josemar Mota, pároco da Catedral de Juazeiro.

         Nesta sexta-feira a programação começa na igreja matriz do bairro Santo Antônio. No sábado (4) a Missa será no bairro Alto da Maravilha, na comunidade São José. Nos dias seguintes a novena de Pentecostes acontecerá nas paróquias Santa Teresinha (bairro Piranga), Santo Afonso (Castelo Branco), Nossa Senhora Aparecida (João Paulo II) e na comunidade Nossa Senhora de Fátima (Alto da Aliança), respectivamente. Os últimos três dias de novena serão na Catedral. As missas acontecerão sempre às 19h30.
No dia 12 de junho, os festejos em honra ao Espírito Santo começam cedo. Às 9h haverá Missa solene na Catedral. Às 17h começa uma procissão saindo da rua Canafístula, no bairro Centenário, finalizando com a Missa na Praça da Catedral. “A festa de Pentecostes já é uma tradição muito antiga e bonita em Juazeiro. A bandeira do Espírito Santo durante um ano peregrina nas comunidades e como é bonito e emocionante a fé das pessoas quando recebem a bandeira em suas casas”, recorda o padre Josemar.
 

A novidade da festa nesse ano é a integração entre as paróquias na realização da novena. “Decidimos unir todas as paróquias porque Pentecostes é a festa da unidade dos cristãos. Nesta festa a Igreja, guiada pelo Espírito, deve tomar consciência de sua missão evangelizadora, ou seja, ser no mundo uma luz, uma voz profética diante de tantos sinais de morte que agridem a dignidade humana e porque não dizer de toda a criação que esta agonizando”, ressaltou o pároco da Catedral.
De acordo com o sacerdote, durante a novena, 40 jovens receberão o sacramento do Crisma, que atualiza justamente a vinda do Espírito Santo sobre os fiéis. “Essas crismas serão no dia 11, sábado à noite. Temos ainda 47 jovens que receberão este sacramento em outra data, porque o interior da Catedral não comportaria todos em uma única celebração”, disse.

Programação da Festa de Pentecostes

03/06/11

Paróquia Santo Antonio

Igreja Santo Antonio

04/06/11

Paróquia Cosme e Damião

Comunidade São José

05/06/11

Paróquia Santa Terezinha

Igreja Santa Terezinha

06/06/11

Paróquia Santo Afonso

Igreja Santo Afonso

07/06/11

Paróquia N.  S. Aparecida

Igreja N. S. Aparecida

08/06/11

Paróquia Santa Terezinha

Com.  N. S de Fatima

09/06/11

Paróquia N.  S. das Grotas

Catedral

10/06/11

Paróquia N.  S. das Grotas

Catedral

11/06/11

Paróquia N. S. das Grotas

Catedral

                                               (*As celebrações da novena serão sempre às 19h30)

12 de junho – Festa de Pentecostes

9h – Missa Solene (Catedral) 17h – Procissão (saindo da rua Canafístula, bairro Centenário) finalizando com a Missa Festiva na Praça da Catedral.

Fonte: Blog da Diocese de Juazeiro
Texto: Mirrail Menezes