segunda-feira, 27 de agosto de 2012

É preciso transpor

Uma afirmação importante que entrou na minha história, que eu ouvi de uma pessoa que estava atendendo em oração. A pessoa me disse que na sua vida, quando passava por uma grande dificuldade foi orientado a transpor, ir além. Depois disto comecei a refletir sobre esta palavra e tive algumas constatações para minha vida que gostaria de partilhar com você:

É preciso transpor:

§ Barreiras. Na nossa vida sempre temos que romper e ultrapassar as barreiras que estão à nossa frente: digo as barreiras físicas: portas, escadas, muros, montes, rios, matas, frio, calor, chuva, poeira, ventos, etc. A condição ambiental nociva principalmente onde trabalhamos, não pode ser barreira para que avancemos em nossa vida como profissionais. Também as barreiras na debilidade de nosso corpo, nossas doenças, principalmente quem tem deficiência física, sempre dá para transpor e ser feliz.

§ Dificuldades. As dificuldades estarão sempre presentes em nossa vida: dificuldade para dormir, dificuldade física, de locomoção, de aprendizagem, de liderança, falta de recursos, dificuldade financeira. O importante é romper estas dificuldades e no pouco produzir o máximo. Não conseguindo fazer podemos pedir ajuda aos outros, se abrindo para ser ajudado. Rompemos dificuldades nos dispondo a estudar, a crescer, a trabalhar para conseguir suprir estas dificuldades. No lugar de se lamentar por não dar conta das dificuldades, podemos lutar para transpor, com muito suor. O tempo é nosso aliado, quando colocamos metas ao longo dos próximos anos de nossa vida para transpor nossas dificuldades pessoais.

§ Medos. O nosso maior inimigo a transpor é o medo, principalmente o medo de errar e de ser reprovado, medo de falar e não ser compreendido, ou até ser julgado e condenado; medo de se posicionar com a sua convicção cristã; medo de enfrentar o desconhecido e o inesperado. O medo se vence com a fé, que ilumina aquilo que temo não conseguir. Somente podemos transpor o medo acreditando. Acreditar é um verbo que supõe uma ação: a ação de romper com o que nos aprisiona interiormente e nos deixa paralisado. Quem crê em Deus transpõe o medo, enfrentando-o com a ajuda de Deus. Costumo dizer que medo sempre temos, mas não podemos parar no medo, vamos executar o que temos que fazer com a ajuda de Deus, mesmo temendo o inesperado, isto é transpor o medo.

§ Complexo de Inferioridade. Quantos precisam transpor esta infeliz ideia de achar-se menor que os outros, ou incapaz de realizar algo porque parou na própria incapacidade. Incapacidade não é inferioridade. Às vezes nos sentimos incapazes, mas isto não quer dizer que somos inferiores a outros que conseguem. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus, portanto ninguém é inferior a ninguém. Somos diferentes, e podemos transpor este complexo compreendendo isto e aceitando a condição de filho de Deus. Para o Pai todos filhos são “iguais”, isto é tem o seu próprio valor, por isso ninguém é “menor” que ninguém. Transpor este complexo é libertador, pois cada um pode viver a sua vida e fazer as suas escolhas, sem se comparar a ninguém. Afinal se escolhemos o bem não precisamos provar nada para ninguém, somos livres, temos valores e devemos viver como irmãos.

§ Erros e pecados. Os nossos erros e pecados próprios, e os pecados dos outros não podem impedir que avancemos na vida. A pessoa humana tem na sua estrutura a imperfeição e a ambiguidade. Estacionar a sua vida de cristão, ou até querer desistir de sua vida por causa dos seus erros e do dos outros é um grande perigo. Erro tem conserto e pecado tem a cruz de Cristo para nos redimir. Transpor os erros e pecados é para aqueles que se apropriaram de verdade da salvação de Jesus Cristo. É vital transpor os erros dos outros para ter a capacidade de perdoar e ser perdoado, porque todos merecem nova chance, embora tenham cometido algo que achamos errado.

§ Decepções. Sempre nos decepcionamos com as coisas, com as pessoas. Somos traídos, magoados e aquilo que construímos como amizade se torna muitas vezes em inimizade causando decepções profundas. Existem situações que para nós é muito difícil de acolher, pois representam uma inconformidade com aquilo que achamos correto, ou é “dogma” de vida, paradigmas cristalizados que vieram de nossa formação familiar. Isto representa forte decepção, que como um lobo rouba a convivência humana. Na vida nada é perfeito completamente, somente Deus é perfeito, por isso o missionário deverá se preparar interiormente para ser decepcionado, mas permanecer na missão mesmo passando por momentos de decepção. Uma dica é lembrar que nem tudo foi decepção e que podemos sempre nos recordar dos momentos bons do passado, pois a artimanha do demônio é nos tentar a ficar sempre olhando para o que não deu certo e nos decepcionou. E a vitória de Deus na nossa vida acontece ao transpor as decepções e redescobrimos a esperança de novos tempos, com a Sua ajuda.

Deus abençoe seu novo propósito: transpor.

Diácono Paulo Lourenço