segunda-feira, 10 de março de 2014

“PAI NOSSO QUE ESTÁS NO CÉU”.

 

Evangelho do Dia 11 de Março de 2014

Imagem1

 

Evangelho (Mt 6,7-15)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.

8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus.11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.

14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 

HOMILIA DO EVANGELHO

Evangelho Mt 6,7-15

                 A nossa relação com Deus,deve ser de dependência e de intimidade, como a relação de  uma criança com os seus pais! Nossa  intimidade de filhos com o Pai, começa com a oração, a oração é o nosso contato com Deus, quando falamos com e Ele e Ele  fala conosco.

                A nossa oração deve ser sincera, deve brotar do coração,  ter um vínculo profundo com o nosso desejo de conversão e de buscar uma vida nova em Jesus! Para chegarmos à Deus, não precisamos  fazer  oração   discursiva, mas sim, existencial. O nosso falar com Deus  deve  exprimir  um compromisso de vida com Ele e com os irmãos. 

             Não precisamos enfrentar as  nossas dificuldades sozinhos, se temos um Pai que nos ama e  que quer cuidar de nós! Pena, que temos uma  tendência de querer tudo de imediato, sem  respeitarmos  o tempo de Deus, que é um tempo diferente do nosso. 

               Pedimos a Deus muitas coisas e esquecemos de pedir o principal,  o que  é imprescindível em nossa vida, que é a SABEDORIA! A sabedoria é uma grande riqueza que nos vem de Deus! Com sabedoria, vencemos  com serenidade  todas  as  situações adversas!

             Nós podemos  pedir o que quisermos à Deus, desde que seja sempre num espírito de humildade, mas somente Deus sabe  o que de fato precisamos e o que será  bom para nós!

          O nosso "Pedir", o "Procurar", o "Bater" devem ser constantes, mas nunca devemos esquecer de que é a vontade de Deus que deve prevalecer e  não a nossa!

          Feitos nossos pedidos, e conscientes dos nossos deveres,  podemos ficar tranqüilos, pois tudo virá  a seu tempo, ou seja, ao tempo de Deus.

       O pecado interrompe o nosso contato com Deus, mas não fecha o seu coração de Pai, um coração que continua aberto para nos acolher.

      Jesus nos ensinou um caminho novo para retornarmos ao coração do Pai,  um caminho que tem início na oração  do Pai Nosso. Meditando cada palavra desta oração, que é a mais bela síntese de como se deve fazer uma prece, podemos perceber que, mais do que uma simples oração, o Pai Nosso,  é um roteiro seguro, do qual podemos extrair profundas lições, lições,  que nos despertará à conversão, nos levando ao compromisso de  reconciliamos  com nós mesmos e com os nossos irmãos e assim podermos voltar renovados ao convívio do Pai. 

           Jesus nos ensina a rezar, mas nos deixa livres, Ele  não nos obriga a nada, simplesmente nos propõe uma vida feliz em sintonia  com o Pai, através deste contato íntimo e diário com Ele através da oração!

           Se  colocarmos em prática cada palavra do Pai Nosso, estaremos trilhando o caminho da santidade.

           No nosso diálogo com Deus, devemos ser  sempre objetivos nas nossas súplicas, e não desejar que  por força de nossas muitas palavras,  a nossa vontade seja feita,  mas sim, a sua vontade.

          A oração do Pai Nosso é a oração mais completa que existe, porque  ela nos leva ao louvor, a ter compromisso com a vontade do Pai, a recorrer a Ele das nossas necessidades do dia a dia e, principalmente, a pedir perdão com o nosso compromisso de também perdoar os  irmãos que nos ofenderam. E, por último, esta oração nos motiva a pedir ao Pai que nos ajude a não cair nas tentações e a nos livrar de todo mal.

Rezemos: Pai Nosso que estás no céu...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia