quarta-feira, 1 de maio de 2013

Maio: Mês de Maria, mês das Mães

 

         O mês de maio chega com muita alegria para todos nós. É um tempo de júbilo, pois celebramos com fé a Santíssima Virgem. Maria é sinônimo de silêncio, escuta, serviço e obediência. Farol de luz que nos mostra Jesus. Ela é a estrela da nova evangelização.

         Diante de tantas ameaças, Maria deu o Sim aos planos de Deus. Ela foi capaz de responder de uma forma que, talvez, somente uma mulher entenderia. “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Tua palavra.” Nossa Senhora aceitou o seu desígnio com grande fé e respeito, compreendendo as necessidades dessa relação entre o criador e suas criaturas, entre um Pai misericordioso e o pleno amor por seus filhos. Quem tem fé, não duvida. Somente uma mulher cheia da graça de Deus responderia de um jeito tão decidido e cheio de esperança.

         Este mês homenageamos também uma figura que foi abençoada e cumpriu a missão de trazer a este mundo filhos e filhas de Deus. No segundo domingo do mês, celebramos o Dia das Mães, um dia de festa para aquela que nos deu a vida. Neste dia, teremos a oportunidade de demonstrar a nossa gratidão com muito carinho por tudo o que ela nos fez e faz. No entanto, devemos lembrar que a figura materna deve ser amada e respeitada todos os dias. Assim como nos lembramos de Maria e pedimos sua intercessão em todos os momentos de nossa vida, também devemos amor e respeito a nossa mãe da terra, filha de Deus e de Maria.

           Celebrar as mães é alegrar-se pela vida, é exaltar sua presença amorosa no lar, presença que acolhe, cuida, educa e ajuda a crescer. Ser mãe é assumir e viver com dedicação e responsabilidade sua vocação maternal. Hoje, ela se realiza de diversas maneiras, seja no cuidado com os filhos que gerou ou na acolhida e adoção, sendo mãe de coração. Há também aquelas que optaram pela vida consagrada, renunciando à maternidade biológica, pelo Reino de Deus. Nessa condição, a mulher se realiza ao entregar toda a vida a serviço de tantas pessoas.

Padre Valmir Teixeira, MSC