segunda-feira, 29 de junho de 2015

Hora da Família - 2015

 

capa_banner_hora_da_famc3adlia_2015

 

 O tema da Semana Nacional da Família de 2015 assume o tema do VIII Encontro Mundial das Famílias com o Papa, que acontecerá de 22 a 27 de setembro deste ano, na Filadélfia, nos Estados Unidos: "O amor é a nossa missão: a família plenamente viva".

As sete propostas de roteiros de encontro deste ano, que adotam linguagem simples e acessível à grande maioria do povo de Deus, se inspiram nos temas das catequeses preparatórias para o VIII Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco. As celebrações oferecidas pelo subsídio trazem reflexões e meditações baseadas em discursos, homilias, mensagens e recentes declarações do Papa Francisco sobre o matrimônio e a família.

O subsídio contribuirá não somente com a preparação e a celebração da Semana Nacional da Família, mas também com as reflexões e ações propostas pela caminhada Sinodal de toda Igreja no mundo, que tem colocado a família no centro da missão e da vida da própria Igreja e de toda a sociedade.

Pe. Rafael Fornasier.

Os roteiros dos encontros propostos no subsidio podem ser adaptados à realidade de cada comunidade católica com a criatividade e a liberdade local, ás vezes sendo realizados no próprio lar, no seio da família, no encontro de ruas ou bairros, nas escolas os colégios, ou na própria comunidade. Os temas abordam desde o projeto de Deus para a família, revelado nas Escrituras e apresentado pelo o Magistério da Igreja ao longo dos séculos, passando por questionamentos tais como o modo de constituir família, a abertura à vida, até a vocação especifica matrimonial consagrada.

1º ENCONTRO: “ Gerados no amor de Deus e enviados a manifestá-los aos outros.”

2º ENCONTRO: ‘’ Sexualidade, dom de Deus.”

3º ENCONTRO: ‘’ Homem e Mulher, construindo um Matrimônio Santo.”

4º ENCONTRO: “ Criando o Futuro.”

5º ENCONTRO: ‘’ Todo amor dá Frutos.”

6º ENCONTRO: ‘’ Família, esperança de Deus para o mundo.”

7º ENCONTRO: ‘’ Igreja, Mãe e Mestra: Vida e a missão da Igreja Doméstica.”