sexta-feira, 22 de julho de 2011

A Diocese de Juazeiro, dá inicio ao Jubileu de Ouro

Nesta quinta-feira, 21, a diocese de Juazeiro (BA) fez o lançamento do Ano Jubilar que comemora os 50 anos de sua fundação pelo papa João XXIII, em 1962. Uma Missa Solene foi celebrada na catedral às 19h30, presidida bispo diocesano e vice-presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe), dom José Geraldo da Cruz; e concelebrada pelo arcebispo de Vitória da Conquista (BA) e presidente do Regional, dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu, e padres da Igreja local. A missa marcou o início do período festivo. Na Celebração estavam presentes tambem todos os sacerdotes representando  as 14 paróquias que fazem parte da Diocese de Juazeiro.

Dom José Geraldo convocou toda a comunidade católica da diocese (nove municípios do norte baiano e 14 paróquias) para viver com intensidade o Jubileu de Ouro. O período comemorativo vai se estender até setembro de 2012, encerrando-se com a Festa de Nossa Senhora das Grotas, padroeira de Juazeiro e da diocese.

“Este é um tempo de ação de graças pela presença de Deus em nossas vidas e pelo dom da vida de tantos irmãos e irmãs que fizeram a caminhada do Povo de Deus, nesta Igreja Particular de Juazeiro. É um tempo de confraternização na oração, na festa, na partilha e na solidariedade”, escreveu o bispo em uma Carta Circular dirigida a todos os católicos da região.

De acordo com a equipe organizadora do Jubileu, o período contará com diversas iniciativas que devem movimentar a vida das paróquias, pastorais e grupos de leigos. A ação mais visível será a peregrinação da imagem de Nossa Senhora das Grotas por todos os municípios que compõem a diocese. A imagem da Virgem Maria, símbolo da fé e unidade dos cristãos católicos, deve permanecer durante um mês em cada paróquia, visitando inclusive comunidades mais distantes, na zona rural e na periferia das cidades.

O Ano jubilar também será um incentivo para que os católicos se tornem mais missionários. “Estamos organizando uma grande missão envolvendo grupos de fiéis. Nosso objetivo é que todas as famílias católicas da diocese sejam visitadas e abençoadas. Nossos missionários irão onde o povo está para levar uma mensagem de paz, a Palavra de Jesus”, disse o membro da equipe organizadora do Jubileu, padre José Filipe Pulpahyil.

image

image

image

image